data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação
Entre os profissionais envolvidos na publicação dos livros digitais, está o programador visual Gilberto Moraes Junior
A Editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) chegou, neste mês, a marca de 100 e-books publicados. Os títulos mais recentes são A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: Experiências da Realidade Brasileira e 10 Anos de Ações Afirmativas na UFSM: Relatos de Experiências.
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De acordo com o diretor da editora, o professor Daniel Coronel, 38 anos, na pandemia, os livros digitais se revelaram uma importante alternativa diante da impossibilidade do acesso aos acervos de livros físicos. Entretanto, na opinião dele, os dois nichos ainda se mantêm fortes, tanto os impressos quanto os e-books.:
- Com certeza, cada vez mais pessoas vão priorizar esse mercado. A pandemia mostrou que os livros eletrônicos têm um potencial a ser trabalhado. E a Editora da UFSM tem se consolidado cada vez mais com os títulos digitais - acredita o diretor.
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Coronel também acrescenta que, tanto para quem lança quanto para quem compra, o valor do e-book é mais barato em relação ao título físico. O orçamento da editora em 2020 foi de R$ 103.659,90 e o custo de publicação não é cobrado pelo autor. Logo, o mundo digital se tornou um campo a ser explorado pela UFSM também no que diz respeito a editoração, até mesmo, levando em conta as restrições orçamentarias pelas quais a instituição tem passado.
- A Editora da UFSM vem passando por profundas e significativas mudanças. Aumentamos a equipe nos últimos anos, de três para nove pessoas. Qualificamos e capacitamos a equipe através de cursos. A editora está cada vez mais próxima da comunidade - avalia o professor.
A Editora UFSM publica e-books desde o ano de 2014. Desde então, em média, são cerca de 14 livros impressos e 20 livros eletrônicos publicados por ano pela marca.
*Colaborou Rafael Favero